<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7687063463537590881\x26blogName\x3dJulia\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://blogfestadajulia.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://blogfestadajulia.blogspot.com/\x26vt\x3d3109175324645323609', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
20 Dicas Para Organizar Sua Festa
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008




Li sobre como organizar uma festa num portal de festas que agora não lembro o nome e resolvi colocar um "resumo gigante" do texto original, pois achei que ajuda bastante!
Nem preciso dizer que eu comentei em alguns itens, né?

" Uma festa é sempre uma grande realização. Pode durar apenas algumas horas, mas leva dias para ser organizada, gera grande expectativa e o resultado final tem que fazer valer a pena todo o investimento de tempo e dinheiro.
Na hora da festa o que todo mundo quer e merece é curtir.
E depois que ela termina, independente do que se esteja comemorando, o prêmio é poder guardar esse momento na memória como uma boa recordação. Para que isso aconteça o mais importante é planejamento e organização, até por que, dessa forma você vai ver que ainda pode economizar!


1ª dica: Planejamento financeiro.
A primeira coisa a fazer é decidir o quanto você está disposto a investir na sua festa. Você precisa ter uma idéia aproximada do quanto pode disponibilizar no momento. Como uma festa não é um bem, o ideal é não contrair dívidas para realizá-la. O melhor é começar a economizar com antecedência para ter o dinheiro disponível na ocasião. Caso isso não seja possível, tente encaixá-la no seu orçamento do mês.

Como já disse aqui várias vezes, minha mãe é neurótica e já planeja suas finanças há uns 5 anos pelo menos...

2ª dica: Idealização da festa.
Você precisa dispor de um tempo para idealizar sua festa. Imagine a festa dos sonhos, tudo o que você deseja oferecer aos seus convidados. Liste todos os itens. Se você deseja oferecer um almoço, jantar, ou coquetel, se terá música ou não, dança ou não, decoração, etc. Após listar tudo o que vier a sua cabeça, selecione o que realmente é indispensável, o que você não vai abrir mão... Depois então, organize o que restou em uma outra lista ou faça algum tipo de marcação de acordo com suas prioridades.

Se as finanças já são planejadas há anos, imagina as idéias fervilhando na cabeça da doida :D
Eu, minha mãe, meu pai e meus avós já temos tudo organizadamente idealizado! rsrsrs

3ª dica: Orçamento.
Agora você precisa disponibilizar um pouco mais do seu tempo. É necessário fazer vários orçamentos do que é indispensável para sua festa. Artigos de festa costumam ter uma grande variação de preços e, quanto mais você economizar nos itens essenciais mais itens opcionais o seu orçamento irá abranger. Então, já com os valores do que você realmente não abre mão, subtraia essa quantia do que você disponibilizou para investimento. Em seguida, comece a fazer pesquisa de preço dos demais itens da lista para ver o que mais pode ser incluído sem extrapolar seu orçamento. O importante é nunca ficar só com um preço, no mínimo consiga três valores. No entanto, quanto mais tempo você dispor e quanto maior for a pesquisa que você fizer, melhor para você.

Ah... Pedir orçamentos de serviços é com a minha mãe mesmo! Tirando alguns pequenos detalhes, já está tudo sendo pago direitinho e ninguém vai estar devendo nada no dia da festa (a mamãe é meio doida mas é super organizada, tá?)

4ª dica: Lista de convidados.
Coloque na sua lista apenas quem você realmente quer que compareça a sua festa e informe de maneira delicada que o convite não é extensivo a demais pessoas, a menos que realmente o seja. Algumas maneiras de saber mais aproximadamente com quantas pessoas contar são: pedir as pessoas que confirmem presença até uma certa data estipulada e; colocar uma lista na porta com ordem para que só entre quem realmente estiver com nome nela.

Será mesmo que as pessoas confirmam presença?

5ª dica: Estipular os convidados de acordo com o estilo da festa.
Se a festa for de crianças, você pode fazer uma festa apenas para crianças, dispensando a presença dos pais. Desta forma, com certeza sua festa ficará muito mais barata, não só pela redução no número de convidados que com os pais presentes geralmente triplica, como pelo tipo de coisas a serem oferecidas que com a presença de adultos também exige uma variedade maior. Se a festa for de adultos, você pode agir da mesma forma, pedindo que os pais não levem seus pequeninos. Lembre-se, não é indelicado pedir que numa festa de adultos não compareçam crianças mas é extremamente indelicado se a pessoa tiver algum tipo de união não convidar o seu par. A menos que a festa seja mais especifica ainda, como: só para mulheres, aí os homens realmente não devem comparecer; só para os homens, aí as mulheres não devem comparecer; só para familiares, você pode deixar de fora os amigos; só para os amigos, você deixa de fora os familiares; e assim por diante, você pode restringir o quanto quiser seus convidados.

Acredito que no caso de uma festa de 15 anos não dá pra ficar restringindo muito né? Tem que ter família e amigos, pessoas mais velhas, jovens e crianças...

6ª dica: O convite.
Atualmente uma boa forma de economizar é enviar os convites para sua festa por email. Mas se você prefere os convites tradicionais, impressos, ainda assim você pode economizar, criando e imprimindo você mesmo seu convite ou pedindo a um amigo que faça ambas as coisas. Assim você pode ter um convite único, personalizado e ainda bem mais em conta.

Convite resolvidíssimo, só falta entregar!

7ª dica: RSVP
Se você optou por pedir que seus convidados confirmem presença, você pode pedir que eles confirme com você mesmo, ao invés de contratar uma pessoa para se responsabilizar pela confirmação de presença. Ou ainda, uma maneira mais prática hoje em dia é disponibilizar uma conta de email para que seus convidados enviem a confirmação.

Repetindo a pergunta: "será que as pessoas confirmam mesmo a presença?" Eu gostaria muito que confirmassem, para poder organizar tudo bem direitinho pra não dar nada errado no dia da festa!

8ª dica: Local
Escolha um local que já possua uma infraestrutura básica. Uma cozinha é essencial e mesas e cadeiras suficientes para o número de convidados. Se você optar por um lugar ao ar livre, a primeira vista pode parecer uma economia mas é necessário levar em conta que será preciso alugar tendas para proteger seus convidados de uma possível chuva e poder organizar um pouco melhor a parte da cozinha, além de mesas e cadeiras, o que fará com que, na realidade, sua despesa seja maior.

Local resolvidíssimo, só falta ir no dia da festa! rsrs

9ª dica: Bebidas.
Se você for servir bebida alcoólica e for uma festa mais básica, a melhor opção para o clima tropical que agrada 90% da população brasileira, é a cerveja. Caso seja um festa um pouco mais refinada mas em que seja servido cerveja também (ou chopp) uma boa opção é pedir para que o garçom comece servindo a cerveja. Os convidados que começarem pela cerveja, dificilmente, aceitarão outro tipo de bebida que contenha álcool.

No meu caso, vai ter cerveja e um open bar... Minha mãe ainda está amadurecendo a idéia de servir uísque (é assim q escreve?)

10ª dica: O que oferecer.
Você pode oferecer apenas um coquetel com salgados frios e quentes. Se você optar por jantar, você pode dispensar o coquetel e oferecer apenas uma entrada antes do prato principal.

11ª dica: Brunch ou chá da tarde.
Você pode optar também por oferecer um brunch ou chá da tarde. Nesse caso, você pode dispensar o garçom, o que já é uma economia. Além disso, a bebida alcoólica fica dispensada e os itens a serem servidos são bem mais em conta.

12ª dica: Menu.
Se você optar pelo jantar uma boa opção de entrada para ser mais econômica é servir salada no verão ou um consomme no inverno.

13ª dica: Sobremesa.
Se você estiver comemorando um aniversário, seja de uma criança de um adulto de casamento, ou qualquer outro, após o jantar você pode dispensar a sobremesa, servindo o bolo em lugar desta.

14ª dica: Decoração.
Hoje a decoração pode ser feita apenas através de arranjos em cima das mesas. Há muitas opções para isso como flores, velas e tantas outras que não são dispendiosas.

Ai... Ainda não tá 100% decidido, acreditam? Aceito sugestões!

15ª dica: Música.
Uma boa opção é contratar um DJ. Ele pode fazer tanto uma festa dançante como deixar apenas um som ambiente.

DJ confirmado. Repertório a escolher!

16ª dica: Música ao vivo.
Se você prefere um som ao vivo ainda há a opção de contratar apenas um cantor para fazer um estilo voz e violão. Ou uma banda pequena dessas que se apresentam em bar com no máximo uns três integrantes.


17ª opção: Faça o som você mesmo.
Mais uma opção é você mesmo fazer o som da sua festa ou criando uma lista de músicas no seu computador e deixando programado para tocar na hora da festa.

18ª dica: Fotografia.
Para não ter problemas com fotógrafo é sempre bom pedir indicações . Conseguindo algumas indicações é interessante fazer uma pesquisa de preço entre os que lhe foram indicados levando em conta o que cada um oferece e tentar conhecer um pouco o trabalho de cada um para poder fazer uma escolha acertada. Uma boa dica é ao tratar com o fotógrafo, negociar um CD com as fotos, ao invés de receber as fotos reveladas.

Fotografia OK

19ª dica: Vídeo.
Se você quiser ainda uma filmagem você pode diminuir o custo cortando os efeitos especiais e os extras. Na hora de fechar o negócio, é interessante você negociar com o mesmo profissional tanto a fotografia quanto o vídeo porque ao fechar o pacote você pode conseguir um desconto maior.

Filmagem OK

20ª dica: Consultor.
Um consultor para pode ajudar bastante. Ele dará boas dicas que ajudarão a economizar o seu dinheiro e, o gasto com a sua contratação, será recuperado com a economia que será feita.

Ah!!!!! A consultora-mór é a minha mãe né!
Meu "paitrocinador" e minha "avótrocinadora" estão muito satisfeitos com os serviços dela! :) :) :)

Não posso esquecer de dizer que meu pai tb é muito bom na arte das economias, descontos e gratuidades! rsrs

E, por fim, é importante ter três coisas em mente:
1.Negocie sempre.
2.O mais caro não necessariamente é o melhor.
3.Use e abuse da tecnologia. Você pode fazer pesquisas preliminares pela internet. "

Marcadores:



Por Júlia às 15:53

12 Comentários:

  • Júlia muito legal suas dicas, ajudou muito prova que esta realmente entrando no mundo adulto, beijo carinhoso de uma mãe que prepara com carinho a festa da sua filha.teoleiga

    Por Blogger Teoleiga, Às 22 de dezembro de 2008 às 02:40  

  • Oiêe gOsTeei basTanTee dO seeu grande comenTarioo huashas mais me deu bastantes idéias para minha fesTa dOs 15 anOs'

    brigaddo coleegãaH' bjO'

    Por Blogger Fabinha, Às 14 de julho de 2009 às 17:17  

  • Ameeeei !
    vai me ajudar muuiiito, ja salvei o tudo o que lii, ainda quero mostrar para os meus pais (:
    já agradeço pela ajuda !

    beeijo ;*

    Por Blogger Unknown, Às 21 de agosto de 2009 às 14:30  

  • Obrigada pelas valiosas dicas , serão de muita valia para a organização dos 15 da minha filha .
    Valeu mesmo
    bjs Jaque

    Por Blogger jaque hernandez, Às 22 de setembro de 2009 às 22:04  

  • Oi Julia, por incrível que pareça meu nome também é esse. To organizando uma festa de 15 anos meio que caseira pra minha amiga, não queria gastar tanto mais queria seu ajuda o meis rápido possível. Me add no seguinte endereço de email.
    jullyavasconcelos@hotmail.com
    Só falta 3 mezes pro aniversário dela e você, como bloqueira, poderia me ajudar...
    Beijos

    Por Blogger Jullya Vasconcelos, Às 13 de junho de 2010 às 13:04  

  • Vou fazer 15 anos mais vai demorar :F
    Falta 2 anos e meio :D
    Eu criei um blog pra pedir ajuda e ideias pra festa
    quem puder ajudar e seguir :D
    http://agnesbatista.blogspot.com/
    Brigadinhas2

    Por Blogger E.M. Vereador Afonso Nunes, Às 18 de julho de 2010 às 15:23  

  • e ju vc ja fez seu aniversario de 15 anos como ele foi me conta pois este ano é o meu e presiso saber vou te passa meu msn para vc entrar em contato comigo ta

    Por Blogger taiane a.k.cz, Às 29 de janeiro de 2011 às 10:45  

  • julia muito obrigado pelas dicas ajuuuuuuuuuuuuudaram muitoooo
    valew

    Por Blogger iza.....s2...., Às 5 de setembro de 2011 às 07:27  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger "Sethisaribi", Às 16 de dezembro de 2011 às 09:45  

  • Oi Júlia !! Amei suas dicas..estou atrás dos preparativos da minha festa de 15..Mas tenho que economizar muitooo!!!Por que meus pais não estão em uma boa reserva de dinheiro :/...mas depois dessas dicas estou super animada e com certeza eu vou mostrar pra minha mãe..essas dicas vai ser uma ajuda e tanto hein!! Beijão!!!
    :D

    Por Blogger "Sethisaribi", Às 16 de dezembro de 2011 às 09:47  

  • Olá,meu nome é Jessica e vou fazer 15 anos agora em julho,mas decidi ñ fazer festa de 15 e sim de 16. Minha festa só vai ser pra mais ou menos umas 30 pessoas(só adolescentes) e queria saber como organizar bem direitinho,e se pudesse mandasse dicas pra mim. Meu e-mail é JessicalindaeJesus@hotmail.com. Obrigado desde já,bjs.
    Ps. Amei suas dicas e vou seguir algumas

    Por Blogger Unknown, Às 31 de março de 2012 às 18:50  

  • Julinha, que máximo.
    Amei suas dicas Princesa.
    Minha Festinha será FANTASY.
    Vou fazer 30 e adorei as idéias.
    Então, mãos a obra.
    bjuuussss

    Por Blogger Unknown, Às 13 de setembro de 2013 às 12:16  

Postar um comentário